Sábado, 19 de abril de 2014
Fale conosco
REVISTA E.F. Nº 41 - SETEMBRO DE 2011
Baixar Versão em PDFEnviar matéria por E-mail

1º de setembro

Hoje, somos 260 mil profissionais comprometidos com a Saúde, a Educação e a Cidadania de todos os brasileiros. E, por todo o país, o que não faltou foi ocasião para lembrar a nossa importância. Seja em grandes eventos, como congressos e sessões solenes em Assembleias Legislativas, seja em encontros informais, em que a prática de atividades físicas orientadas foi o centro das atenções, fazendo a população local se mexer, o mote geral foi lembrar todo mundo dessa figura tão importante para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a formação cidadã: o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Nas próximas páginas, faremos um tour para saber como foram algumas dessas comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, do Oiapoque ao Chuí. Vamos lá?

Homenagens em Assembleias e Câmaras


O Dia do Profissional de Educação Física foi lembrado em Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas estaduais de norte a sul do Brasil, inclusive no Congresso Nacional. Os deputados federais Jonas Donizette, João
Arruda e Flávia Morais aproveitaram o 1º de setembro para parabenizar os profissionais de Educação Física, colocando o nosso trabalho em evidência. “Eu, como presidente da Comissão de Esportes, quero registrar aqui a importância desse profissional e das pessoas fazerem atividade física sob orientação de quem realmente estudou e se preparou para isso”, discursou Donizette. “A regulamentação da profissão em 1998 foi um marco importante para o país. Nossa saúde e nosso corpo exigem profissionais que tragam conhecimento amplo. E isso só é possível com anos de estudo e dedicação ao curso de Educação Física. Um exercício feito da forma errada ou mal orientado pode ocasionar lesões e danos irreversíveis”, alertou Arruda.

As Assembleias Legislativas do Acre, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul foram algumas que renderam homenagens aos profissionais de Educação Física de seus estados. Na Bahia, o deputado estadual Capitão Tadeu aproveitou a data e, em parceria com o CREF13/BA-SE, promoveu uma audiência pública sobre a importância do Esporte e da Educação Física como ferramentas preventivas da Segurança Pública (foto 1). Aliás, a ideia da Educação Física como aliada à Segurança Pública foi compartilhada a quilômetros de distância da Bahia, pelo deputado estadual Luciano Cartaxo, durante seu discurso a respeito do nosso dia na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Os profissionais de Educação Física desempenham papel essencial na sociedade. Além de atuarem nas escolas e academias, eles desenvolvem projetos essenciais, contribuindo para afastar os jovens das drogas através das atividades esportivas”, destacou.

Câmaras de Vereadores de capitais como Salvador (foto 3), Goiânia, Natal (foto 2), Belo Horizonte (foto 5) e Porto Alegre, entre outras, promoveram solenidades reverenciando a categoria – sendo que, nesta última cidade, quem propôs a homenagem foi o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que é conselheiro federal. Na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), a celebração do 1º de setembro tomou grandes dimensões: a Casa, com capacidade para 400 pessoas, estava completamente lotada (foto 4). A homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física foi proposta pelos vereadores Prof. João Rocha (CREF 000025-G/MS) e Herculano Borges (CREF 000680-G/MS), ambos profissionais de Educação Física. com apoio integral dos demais vereadores e, em especial, do presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (foto principal na capa da revista). “Tudo que eu tenho hoje veio da Educação Física. Contamos com todos para colocar nossa profissão cada vez mais em destaque”, conta Herculano. O presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, esteve presente à solenidade e foi agraciado com o título de visitante ilustre. Também foram homenageados o presidente do CREFF-11-MS/MT, Domingos Sávio da Costa (CREF 000020-G/MS), e os conselheiros Marcelo Miranda, Luiz Otávio Ramos (CREF 000340-G/MS), Silvio Lobo Filho (CREF 000543-G/MS), José Eduardo Amâncio da Mota (CREF 000273-G/MS) e João Batista Campagnani Ferreira (CREF 000003-G/MS). Já a Câmara Municipal de Porto Velho aproveitou a data para realizar uma Moção de Aplauso à Seccional Rondônia, pelos relevantes trabalhos prestados. “Não é o esporte o responsável pelo bem-estar e pela promoção da Saúde, não é o esporte que promove a cidadania, e sim o Profissional que trabalha com o esporte, ou seja, o Profissional de Educação Física”, discursou, na ocasião, a presidente da Seccional Rondônia, prof. Juscimara Campos de Oliveira (CREF000004-G/RO). No mesmo dia, a Casa promoveu uma sessão especial de
audiência pública, que discutiu políticas públicas esportivas, conceitos contemporâneos da Educação Física e a situação do esporte olímpico na capital rondoniense.

Em Ponta Porã (MS), a Câmara de Vereadores homenageou os profissionais de Educação Física do município, e o presidente do CONFEF, presente ao evento, proferiu palestra sobre a importância desses profissionais para a sociedade. Ele também foi recebido pelo prefeito da cidade, Flávio Kayatt (foto 6). Cadeirante e ex-atleta, Kayatt mostrou projetos do município ligados a atividades físicas e esporte. “Temos 17 projetos em andamento, todos voltados para a inclusão social e, os profissionais [de Educação Física] são fundamentais para o sucesso das atividades que beneficiam mais de 1.500 crianças, adolescentes e jovens”, frisou.

Na cidade de São José dos Pinhais (PR), a prefeitura homenageou os profissionais de Educação Física, reforçando sua importância no sucesso de políticas públicas referentes à saúde, educação e esporte. “Estamos fazendo transformações necessárias e o esporte também passa por essas mudanças. Contamos com profissionais de Educação Física capacitados e temos que comemorar este dia”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues. O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, esteve presente ao evento (foto 8).

Educação Física em ação

Nada melhor que o Dia do Profissional de Educação Física para mostrar, ao vivo, os benefícios de se manter uma vida ativa, certo? Por isso, o 1º de setembro serviu como mote para a realização de inúmeras corridas, caminhadas e outras atividades físicas em locais públicos, envolvendo toda a população de uma rua, um bairro, uma cidade – sempre frisando a importância de exercícios orientados por um profissional habilitado. Em Rio Branco (Acre) e Palmas (foto 13), por exemplo, a atividade ao ar livre veio acompanhada de atendimento ao público, com aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação física e orientações sobre legislação com os Conselhos Regionais de Educação Física. O tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, aproveitou para lançar o projeto “CPII em Movimento”: na manhã de sábado, dia 3, o Departamento de Educação Física do colégio promoveu um encontro entre pais, responsáveis e funcionários de suas unidades para conscientizá-los a respeito da importância da atividade física.

Já em Sergipe, a Seccional do CREF13/BA-SE esteve presente em três pontos da capital Aracaju para estimular a prática de atividades físicas: realizou a Caminhada Vida Saudável na Praça da Bandeira, promoveu a prática de atividades físicas como ciclismo (foto 9), judô e capoeira no Parque Augusto Franco (Sementeira) e organizou uma blitz esportiva na Avenida Beira Mar. Na Bahia, Feira de Santana foi palco da 1ª Corrida Saúde & Bem-estar e Caminhada da Diversidade (foto 10), cuja inscrição foi um quilo de alimento não perecível. No dia 4, aconteceu em Campina Grande, Paraíba, a II Mini Maratona do Profissional de Educação Física – Libere Adrenalina, com largada no Clube Campestre. Em São José (SC), o CREF3/SC se juntou ao Conselho Regional de Nutrição para dar dicas sobre qualidade de vida aos frequentadores de um shopping da cidade (foto 16).

Em Goiás, a caminhada aliou-se à conscientização: no início de agosto, o CREF14/GO-TO promoveu uma passeata pelas ruas de Goiânia pela valorização da profissão e para esclarecer que a Ginástica Laboral deve ser orientada por profissionais de Educação Física. Alunos de capoeira também fizeram uma caminhada na capital goiana para homenagear os profissionais (foto 7). O Conselho Regional também aproveitou a data para promover uma campanha de solidariedade em prol da APAE e de outras instituições. Profissionais, estudantes e empresários da área de Educação Física em Goiás e Tocantins que doassem uma quantia de R$ 20 às APAEs dos estados tinham direito a uma camiseta promocional. Crianças participaram em diversos eventos em homenagem aos profissionais de Educação Física – sempre aproveitando a ocasião para se exercitar brincando. Em Joaçaba (SC), o evento “Oba! Hoje tem Educação Física” trouxe o lado lúdico das atividades físicas para as crianças, com brinquedos infláveis, recreação e esportes (foto 11). Em Guaraí, Tocantins, o CREF14/GO-TO fez uma ronda pelas escolas da cidade, reunindo os alunos para aulas de ginástica e palestras sobre a importância da prática de atividades físicas (foto 12).

Palestras e cursos para marcar a data

As comemorações também tomaram a forma de eventos que discutiram aspectos da profissão e ofereceram cursos de atualização aos profissionais. Com o apoio dos Conselhos Regionais, universidades e outras instituições promoveram congressos, seminários, fóruns e encontros por todo o país. Representantes dos CREFs compareceram a esses eventos para falar sobre a atuação do Sistema CONFEF/CREFs e a área de intervenção do profissional de Educação Física. O CREF4/SP, por exemplo, realizou palestras em várias instituições de ensino superior do estado, nas cidades de Franca, Guarujá, Sorocaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Catanduva, Jundiaí, Rio Claro, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Santos e Ribeirão Preto – além, é claro, da própria capital paulista. Já o CREF6/MG promoveu o IV Seminário Educação Física e Ensino Superior, realizado em Belo Horizonte, que reuniu a maioria dos cursos de Educação Física de Minas Gerais para debater a formação profissional e o mercado de trabalho.

A Federação Internacional de Educação Física (FIEP) organizou uma agenda de eventos em Macapá e Teresina (foto 20). A capital do Amapá sediou o II Congresso e Curso de Educação Física, que contou com cursos sobre vocação profissional, Psicomotricidade e Atividades Física nas APAEs, Abitragem do Futebol, Recreação e Danças Folclóricas, Lutas Educativas e Regulamentação da Educação Física. Já no Piauí, a Delegacia Regional da FIEP aproveitou o dia 1º para ministrar mini-cursos sobre Primeiros Socorros na Educação Física, Educação Física Escolar, Dança Afro, Treinamento Personalizado em Musculação e Ginásticas para a Terceira Idade.

A Associação Brasileira de Ginástica Laboral foi outra entidade que aproveitou o Dia do Profissional de Educação Física para promover fóruns sobre Ginástica Laboral na Bahia e em Brasília. Os Fóruns foram espaço de debates e palestras sobre as perspectivas de mercado, aspectos técnicos e competências e habilidades envolvidas nessa modalidade de ginástica.

A atuação na área da saúde foi um tema crescente nos eventos de comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. A Uninorte, no Acre, ofereceu mini-cursos sobre nutrição e intervenção na área da saúde e palestra sobre a inserção do Profissional de Educação Física no SUS. Já em Santa Catarina, no dia 29, profissionais que trabalham na Saúde Pública participaram de um Encontro onde houve a oficialização da Comissão Especial de Saúde Pública e o lançamento de uma publicação sobre a atuação do Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (foto 21). Na cidade de Pouso Alegre, o CREF6/MG apoiou a realização do 5º Encontro Sulmineiro de Educação Física e Esporte, cujos temas abordados foram “Respostas Endócrinas ao Treinamento de Força”, “Avaliação Física para Personal Trainer”, “Periodização do Treinamento” e “Exercício Físico e Saúde”. No dia 3, o CREF4/SP se aliou ao SESC-SP e aos Conselhos Regionais de Medicina e Nutrição para promover o Colóquio sobre Doping e Suplementação Alimentar, que trouxe um olhar multidisciplinar sobre a questão ao abordar o assunto sob o ponto de vista das três categorias profissionais (foto 15).

Eventos também foram realizados para debater o Esporte, como o Fórum do Esporte da Cidade do Salvador, que versou sobre o Esporte no campo das políticas públicas. Em Belo Horizonte, o Seminário “BH/2016: O esporte na vida da cidade – Realidade e perspectivas”, realizado pela Câmara Municipal com
o apoio do CREF6/MG, redigiu um documento com propostas para o fortalecimento e valorização do esporte na capital mineira. Em Manaus, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEMDEJ) e o Conselho Regional promoveram, no dia 1º, duas palestras para os profissionais de Educação Física da cidade (foto 14). A primeira foi com o medalhista olímpico Claudinei Quirino (prata em Sidney-2000), que contou sua história de superação no esporte durante a palestra “Um sonho olímpico”. Já o professor e fisiologista Ivan Piçarro ministrou palestra técnica sobre “Exercícios e Grupos Especiais”.

Muitos encontros proporcionaram uma abordagem geral sobre as diversas áreas de intervenção profissional da Educação Física. A cidade de Sinop, no Mato Grosso, foi sede do 1º Congresso de Educação Física do Norte do Mato Grosso, que contou com uma grade de oficinas em “Psicomotricidade nas aulas de Educação Física Escolar”, “Esportes Adaptados”, “Corpo e Cognição” e “Esporte Educacional”. Em Campo Grande (MS), o CREF11/MS-MT promoveu a Semana da Promoção da Vida Saudável e a Semana do Profissional de Educação Física, de 1º a 3 de setembro (foto 19). O evento, lotado pelos 800 estudantes e profissionais presentes, trouxe palestras sobre “Wellness e Fitness”, “Desafios da Educação Física na Escola”, “Atuação do Profissional na Área da Saúde” e “Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho”.

Conselhos Regionais aproveitaram o mês festivo para incrementar a formação dos profissionais, promovendo cursos itinerantes. Foi o caso do CREF10/PB-RN, com seu programa “Rodada de Cursos”, e do CREF9/PR, que promoveu, na cidade de Maringá, o curso de Justiça e Legislação Desportiva.

Os CREFs também estreitaram laços com as Instituições de Ensino Superior de sua área de jurisdição. O CREF14/GO-TO, por exemplo, promoveu o IV Fórum de Coordenadores de Faculdades de Educação Física (foto 18), além de estar presente em eventos realizados em diversas instituições, como o promovido pela FAFICH em Goiatuba, Goiás (foto 22).

Teve até premiações para os participantes de eventos em Pernambuco e Alagoas. Para celebrar o 1º de setembro, o CREF12/PE-AL realizou um sorteio de duas viagens para o IX Congresso Científico Latino-Americano da FIEP, a ser realizado em janeiro de 2012 em Foz do Iguaçu (PR), e duas viagens para o Congresso Internacional de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que acontecerá em abril de 2012, em Belo Horizonte (MG). Participaram dos sorteios os profissionais registrados e adimplentes junto ao CREF12/PE-AL, sendo agraciados dois profissionais de cada estado (foto 17).

Almoços, jantares e premiações

Momentos de confraternização para os profissionais de Educação Física, os almoços e jantares comemorativos também representaram a oportunidade de premiar e reconhecer o talento de milhares de homens e mulheres que fazem a nossa profissão ser prestigiada dia a dia.

O CREF1/RJ-ES organizou um jantar para celebrar o 1º de setembro, com a presença de mais de 100 profissionais, autoridades e empresários do setor. Na cerimônia, o Prof. Célio Cordeiro Filho (CREF 005341-G/RJ) foi agraciado com o troféu Discóbolo de Ouro, uma tradição nas comemorações do Conselho Regional. A homenagem ressaltou a sólida carreira do prof. Célio e sua incansável contribuição ao desenvolvimento do voleibol brasileiro.

O CREF5/CE-PI-MA organizou um jantar comemorativo, em que houve a entrega dos troféus Discóbolo aos profissionais que têm reconhecimento da categoria e da sociedade, pela contribuição para o crescimento da profissão nos estados de atuação do Conselho Regional (foto 27). O CREF2/RS realizou, no dia 26 de agosto, um jantar de abertura da Semana do Profissional de Educação Física, onde houve a homenagem aos vencedores do Troféu Destaque 2011, criado pelo Conselho Regional para premiar os melhores profissionais e estabelecimentos da área de Educação Física. A escolha foi feita por meio de votação, aberta a todos os profissionais e empresários registrados no CREF2/RS. A Associação de Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul também organizou uma premiação, o Troféu Movimento, que foi entregue em jantar realizado no Museu do Esporte, em Porto Alegre. Na Seccional Sergipe, um almoço comemorativo foi palco da entrega do troféu EDF para os profissionais que se destacaram nas categorias Ensino Infantil, Fundamental e Médio, EF Especial, Gestor, Personal Trainer, Provisionado, Ensino Universitário, ProgramaEsportivo, Jornal e Rádio (foto 25).

Este ano, o CREF7/DF celebra 10 anos de criação e, por isso, o Dia do Profissional de Educação Física de 2011 teve um gosto especial. O Conselho Regional aproveitou a data para entregar a Medalha da Ordem do Mérito CREF7 a 11 personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento e o da profissão (foto 23). No dia 2, o CREF7/DF promoveu uma noite bem animada para comemorar não só o Dia do Profissional de Educação Física, como também os 10 anos do Conselho Regional. Na Noite Preto e Branco, os profissionais de Educação Física foram trajados com roupas nas duas cores, confraternizaram e se divertiram na pista de dança.

Em Santa Catarina, o CREF3/SC procedeu à entrega da Medalha do Mérito da Educação Física Professor Murillo Barreto de Azevedo, que reconheceu a dedicação e o trabalho desenvolvido por três profissionais e uma instituição, para aprimorar a Educação Física (foto 29).

Ampla cobertura midiática

A campanha publicitária do Sistema CONFEF/CREFs para o Dia do Profissional de Educação Física deste ano foi estrelada por João Havelange, presidente de honra da FIFA. Sob seu ponto de vista de dirigente esportivo, Havelange deu seu testemunho de como a contribuição dos profissionais de Educação Física transformou o Brasil em uma potência no Futebol. “A Educação Física é um valor de extrema importância para o desenvolvimento do esporte. A estes profissionais, devemos a posição mundialmente respeitada em que nos encontramos”, disse. A propaganda foi ao ar por TVs e rádios de todo o Brasil.

O Dia do Profissional de Educação Física não ficou na mídia apenas por meio dos anúncios, mas também foi lembrado por jornais, revistas e programas jornalísticos de rádio e televisão. A data foi noticiada pela coluna de Ricardo Boechat na Istoé, uma das revistas semanais de maior circulação do país, e lembrada pelos programas Domingão do Faustão, Redação Sportv e BemEstar. Presidentes e representantes dos Conselhos Regionais obedeceram a uma agenda de entrevistas a rádios, jornais e canais de televisão locais, como o presidente da Seccional Sergipe, prof. Gilson Dória (CREF 000011- G/SE) (foto 24) e o presidente do CREF3/SC, Marino Tessari (CREF 000007-G/ SC) (foto 28). O presidente do CREF6/MG, Cláudio Boschi (CREF 000003-G/MG), foi entrevistado pelo noticiário MG TV (foto 30), da TV Minas (Rede Globo), que também acompanhou agentes de fiscalização do Conselho Regional em visitas a academias de Belo Horizonte. (foto 26). O presidente do CREF10/PB-RN, Francisco Borges de Araújo (CREF 001001-G/RN), concedeu diversas entrevistas sobre a data, para a TV a Cabo de Mossoró e as Rádios Rural e Caicó, todas no Rio Grande do Norte. Já no Rio Grande do Sul, o programa Bom Dia Rio Grande apresentou extensa reportagem sobre o Profissional de Educação Física e seu perfil de intervenção multifacetado, ligado tanto à área da Saúde, quanto à Educação.

O Grupo Abril, responsável pelo projeto Educar para Crescer, fez uma bela homenagem ao enviar um email marketing alusivo à data, lembrando a importância do Profissional de Educação Física na formação das crianças.

No mundo virtual, o Dia do Profissional de Educação Física também foi lembrado de forma avassaladora, através de redes como Twitter e Facebook: o termo “Profissional de Educação Física” ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no dia 1º. Também foi por essa rede social que personalidades do Esporte aproveitaram para parabenizar a categoria. “Meus cumprimentos aos profissionais de Educação Física! Vocês são fundamentais para o esporte, a saúde e desenvolvimento do Brasil”, frisou o Ministro do Esporte, Orlando Silva, por meio de seu perfil pessoal. O tenista Gustavo Kuerten também lembrou a data: “Parabéns para todos que se dedicam ao Esporte e Educação simultaneamente! Valeu Galera!”, escreveu.


Avalie esta matéria:
O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2012