CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Educação Física chega à sua 500ª Reunião Plenária 11/04/2024

Alterado dia: 12/04/2024

A principal missão de um conselho é reger uma profissão. Mas como representar mais de meio milhão de profissionais de Educação Física sem um efetivo diálogo? O compromisso do CONFEF com a democracia foi reafirmado no dia 5/04, com a reunião plenária de número 500, um verdadeiro marco do diálogo nesses mais de 25 anos de Sistema CONFEF/CREFs. 

O Conselheiro Federal Ricardo Catunda [CREF 000001-G/CE] esteve na primeira reunião plenária, promovida em 1998, e guarda memórias da data: “Eu queria falar da alegria, do orgulho de fazer parte de todo esse processo. Mas lembro bem da primeira, logo após eleição, o que ocorreu no dia 8 de novembro na parte da tarde, nós nos reunimos pela primeira vez, então ali foi a primeira plenária. 

De acordo com suas lembranças, foi uma ocasião de aprendizado. “Eram os primeiros caminhos, as primeiras orientações, mas não tínhamos muito conhecimento do que iríamos fazer. Tínhamos o ideal, né? E esse ideal foi a mola propulsora que pudéssemos fazer esse trabalho. Hoje, vendo esse conselho, com 650.000 profissionais, é uma responsabilidade muito grande”. 

Nas Reuniões Plenárias, são debatidos os assuntos de interesse da Educação Física, e tomadas coletivamente as decisões. Nelas, reúnem-se representantes de todas as regiões do Brasil, de diversas áreas de atuação da Educação Física, como explica o Presidente do CONFEF, Prof. Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG]

“Plenário representa uma assembleia em pleno, aquele que é o máximo. No caso específico da plenária do CONFEF, é a assembleia máxima do sistema Conselho Federal E Conselhos Regionais de Educação Física. Chegar a 500 é um número bastante acentuado, que mostra o avanço, mas também a consolidação da profissão”. 

As plenárias ocorrem uma vez por mês e contam com a presença de Conselheiros Federais e Presidentes de CREFs, membros estes que você, profissional, elegerá em novembro deste ano com as eleições. Por isso, estar antenado a tudo que acontece na sua profissão é um exercício de democracia que impacta o seu futuro e o futuro da Educação Física.
 

Autor: Comunicação CONFEF