CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CONFEF promove II Encontro Nacional das Câmaras 11/04/2024

Alterado dia: 18/04/2024

Tendo como marco sua 500ª Reunião Plenária, o CONFEF promoveu nos dias 2 e 3/04, o II Encontro Nacional das Câmaras, que reuniu Câmaras Federais e Regionais em Brasília, para muita troca de conhecimento, visando ao aprimoramento profissional e à integração.  O evento também marcou o início da campanha Abril Verde, mês de combate ao sedentarismo, criado pelo CONFEF, que chega à sua terceira edição. No total, foram promovidas 10 palestras de 50 minutos cada, com transmissão ao vivo no YouTube e emissão de certificado. 

Na mesa de abertura, estiveram presentes personalidades, como: Jean Coelho [CREF 141875-G/SP], Assessor Técnico do Núcleo de Promoção de Atividade Física do Ministerio da Saúde; Dr. Jenner de Morais, representando o Fórum dos Conselhos Federais de Profissão Regulamentadas; Terence Zveiter, Advogado, militante junto a Tribunais Superiores, auditor da Justiça Desportiva Antidopagem e Presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo; e Saul Tourinho Leal, Advogado e Pós-Doutor em Direito Constitucional (Humboldt).

Além  deles, estiveram presentes no evento representantes de Confederações Esportivas, da Promotoria de Justiça e do Tribunal de Contas da União. Também esteve presente o Ministério do Esporte, representado por Dênis Rodrigues, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade: “Estou aqui para falar sobre atividades de promoção da diversidade, especialmente do antirracismo. É quase desnecessário dizer a importância do Sistema CONFEF/CREFs para a Educação Física, para a promoção do esporte e do lazer no país todo. É absolutamente incrível. Do ponto de vista de cobrir um país continental e de trabalhar pela saúde, pela educação, pelo bem-estar da população toda”. 

Além dessas personalidades, também estiveram presentes, é claro, os membros dos CREFs, como Diane Nocrato [CREF 000342-G/CE], do CREF5/CE: “É um evento bastante relevância para os Conselhos Regionais. Estar aqui junto com o Conselho Federal e com todos os integrantes, discutindo as ações pertinentes a cada uma das câmaras, nos fortalece, nos dá materiais para possamos desenvolver o nosso trabalho como representantes de classe”.

O evento foi promovido com objetivo de aprimoramento da profissão e integração do sistema, como explica o Prof. Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], presidente do CONFEF. “O I Encontro Nacional das Câmaras foi realizado no ano passado, até mesmo como um teste, uma ousadia. Agora nós vimos que conseguimos. São 10 Câmaras em cada CREF, e há a Câmara central, a do CONFEF. E tivemos a presença de inúmeras autoridades, cientistas, pesquisadores e pessoas de bastante conceito, o que mostra o respeito, o carinho, admiração que a profissão de Educação Física tem dentro da sociedade”, finalizou.

Autor: Comunicação CONFEF