CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Clipping

Precisa mesmo fazer alongamento? Sim! Antes e depois do treino; mas há cuidados para não se lesionar 18/04/2024

Alterado dia: 18/04/2024

(...) As recomendações dos médicos para você praticar seu esporte favorito sem sofrer danos não param por aí. Outra orientação bastante comum é: alongamento não é aquecimento. Portanto, um não substitui o outro. “O objetivo do alongamento é um: aumentar a flexibilidade de músculos, tendões e ligamentos. O do aquecimento é outro: aumentar a temperatura do corpo e acelerar a frequência cardíaca. Por que é importante aquecer antes do treino? Para diminuir o risco de dores e lesões”, afirma o professor de educação física Eduardo Netto ( CREF 002025-G/RJ), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

E como a gente “aquece o corpo”? Um bom exemplo, cita o fisioterapeuta Leonardo Brito, diretor da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB), é o trote leve, aquela fase intermediária entre a caminhada e a corrida. Pode ser também pular corda, fazer polichinelo ou caminhar na esteira por uns 5 minutos.

“Alongamento e aquecimento são diferentes, porém complementares. Ambos são essenciais”, completa Brito. Além de um breve aquecimento, Netto, do CONFEF, também recomenda: movimentos suaves, respiração tranquila e postura ereta: “Se sentir dor, é sinal de que foi longe demais”, adverte.

Autor: Comunicação CONFEF