Sábado, 27 de maio de 2017
Fale conosco
Clipping

A atividade física na vida da mulher 

Neste mês de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Elas merecem ser muito parabenizadas, principalmente pela forma como lidam com a rotina, com as demandas e pressões, discriminações e com as exigências, sem falar na forma especial com que lidam com família, trabalho, cultura e até mesmo com os hormônios. Polivalentes, as mulheres dos dias atuais têm rotinas de vida comparadas a de atletas profissionais.

Elas sofrem pressão da sociedade de todos os lados, precisam apresentar desempenho compatível com as expectativas do trabalho, da família, dos amigos, e ainda têm que lidar com a competição em todas essas áreas, de maneira muitas vezes injusta. Tudo isso, muitas vezes, sem ganhar o reconhecimento nem a remuneração que merecem.

Esse desempenho feminino no dia a dia é extremamente desgastante. As diversas situações e papeis que a mulher tem que exercer como profissional, mãe, filha, amiga, irmã, gerente da casa, esposa e com ela mesma (em termos de auto exigência), demandam que algum cuidado seja tomado tanto com sua saúde, como também sob o aspecto de seu condicionamento, para estar física e mentalmente preparada para o esforço sobre-humano diário a que é exposta.

Para essas supermulheres que convivem com uma rotina tão desgastante, a prática de exercícios é essencial. O processo de envelhecimento não poupa ninguém e, com mais carga de estresse e maior desgaste por tantas atribuições, esse processo de envelhecimento se dá de forma precoce, mais acelerada.

Mulheres que praticam regularmente atividade física conseguem controlar melhor seu desgaste, de modo a administrar com mais eficiência todas as pressões a que são submetidas. Por essa razão, entre tantas atuações numa só pessoa, também é preciso guardar espaço para a mulher esportiva, que tenha a oportunidade de se se exercitar e cuidar de si mesma.

Sabemos que não é nada fácil. Mas, é necessário guardar um momento para a prática de uma atividade física. De preferência, aquela que lhe traga prazer. Isso não apenas ajudará a suportar toda a responsabilidade que lhe recai, mas, principalmente, para viver de maneira mais saudável. Como realmente merecem!

Fonte:  Gazeta Esportiva

O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016