CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CONFEF marca presença no Conselho Nacional do Esporte 27/06/2023

Alterado dia: 27/06/2023

Com a recriação do Ministério do Esporte, o Conselho Nacional do Esporte retornou a sua casa de origem. A primeira reunião do grupo, após reinstalação da pasta, ocorreu em maio, e contou a presença de representantes de todo o país. O CONFEF, que possui cadeira cativa no Conselho, foi representado pelo presidente da entidade. Em sua fala, o Prof. Claudio Boschi falou sobre o esporte enquanto promotor de saúde e do papel do Profissional de Educação Física neste contexto.

“É com muita alegria e satisfação que reabrimos os trabalhos do Conselho Nacional de Esporte, com o ministério reaberto. Estamos aqui para aprofundar cada vez mais as discussões que permeiam o esporte brasileiro, seja escolar, prática desportiva, atletas. Estamos aqui para que, junto ao nosso Sistema Nacional do Esporte e do plano anual, possamos capilarizar as políticas públicas que sairão daqui para a ponta, para estados e municípios”, disse a ministra Ana Moser [CREF 021815-P/SP], ao abrir a reunião.

Além da reunião com os membros efetivos do CNE, foi realizada uma reunião aberta e ampliada, que incluiu representantes da sociedade civil, do governo, de entidades esportivas e todo o coletivo do esporte brasileiro. Durante sua participação na mesa, o Prof. Tharcísio Anchieta, membro da diretoria do CONFEF, defendeu a democratização do esporte e ressaltou a intervenção do Profissional de Educação Física no desenvolvimento social do país.

“É uma satisfação enorme falar, refletir e discutir o esporte, com vários atores que tratam dessa nossa grande área. Essa área que é, ao nosso entender, a maior manifestação sociocultural da humanidade. Eu falo em nome do CONFEF, que é muito mais que um órgão de fiscalização profissional, mas uma entidade que defende o esporte e que, acima de tudo, defende a sociedade. Por isso, entendemos que o esporte, assim como é a linha desse governo, precisa ser para todos”, indicou Tharcísio, que ainda falou sobre a diversidade do país e citou seu estado, o Amazonas, como exemplo. "Nós temos necessidades e características diferenciadas. Por isso, é fundamental que a gente tenha uma gestão do esporte olhando para as necessidades e características diferenciadas de cada região”.
Reunião no Ministério do Esporte – Em maio, o CONFEF já havia sido recebido pela Ministra Ana Moser com o objetivo de estreitar os laços entre as entidades. Além da visita ao Ministério do Esporte, os representantes do CONFEF estiveram presentes nas Comissões de Trabalho e do Esporte da Câmara dos Deputados e na Secretaria de Assuntos Sociais da Presidência da República.
 

Autor: