Profissão completa 20 anos de regulamentação
Comunicação

Comunicação

Revista Educação Física

Profissão completa 20 anos de regulamentação

PROFISSÃO COMPLETA 20 anos de regulamentação

PARA CELEBRAR AS DUAS DÉCADAS DA PROFISSÃO QUE CONTRIBUI PARA UMA SOCIEDADE MAIS SAUDÁVEL E ATIVA, DIVERSAS ATIVIDADES ESTÃO SENDO PROMOVIDAS AO LONGO DO ANO

A regulamentação da Profissão de Educação Física, com a promulgação da Lei 9696/1998, estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social. Nos últimos 20 anos, houve muito trabalho para alcançar tais conquistas. 

O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física teve início ainda nos anos 40 com a iniciativa das Associações dos Professores de Educação Física (APEFs), localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas, as associações fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física (FBAPEF), em 1946.

Apesar de ser uma velha aspiração da categoria profissional, somente em meados dos anos 80 foram realizadas ações para a apresentação de um projeto de regulamentação da profissão ao legislativo. O tema foi debatido em diversos eventos pelos formadores de opinião, pelos notáveis da área e pelas Instituições de Ensino Superior (IES), tendo se transformado em ação efetiva posteriormente.

Assim, em 1º de setembro de 1998, após muita luta no parlamento, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei nº 9696/1998, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/1998. No dia 8 de novembro do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro, a Federação
Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física (FBAPEF) elegeu os primeiros membros do Conselho Federal de Educação Física, estes eleitos pelas APEFs e IES. 

Na ocasião, ficou definida a meta de criação de 27 Conselhos Regionais de Educação Física, compreendendo que tal posição contribuiria para o desenvolvimento e consolidação do Sistema no país. Contudo, foram estabelecidos os princípios de que os CREFs seriam criados à medida que se comprovasse a sustentabilidade financeira, administrativa e política.

Baseados nesses princípios e compreendendo que tal posição contribuiria para o desenvolvimento do Sistema, no final do ano de 1999 - ao término da campanha de mobilização junto aos Profissionais de Educação Física, foi possível a criação de seis CREFs, quais sejam, CREF1/RJ-ES, CREF2/RS, CREF3/SC, CREF4/SP, CREF5/CE-MA-PI-PB-RN-PE-AL-BA-SE-AC-AP-AM-PA-RO-RR e CREF6/MG-GO-TO-MT-MS-PR-DF. 

Já no ano de 2001 foi efetivada a criação de quatro novos CREFs, quais sejam, CREF8/AC-AP-AM-PA-RO-RR, CREF9/PR, CREF10/PB-RN e CREF11/MS-MT. Em razão dos rumos, dos acertos das gestões e do desenvolvimento constante, fez-se possível a criação de mais dois novos CREFs no ano de 2003: CREF12/PE-AL e CREF13/BA-SE. 

O Sistema CONFEF/CREFs adotou campanhas de valorização da Educação Física e do Profissional de Educação Física, intensificando o desenvolvimento político e administrativo, bem como combatendo o exercício ilegal da profissão. Tais ações possibilitaram a criação, no ano de 2008, do CREF14/GO-TO. No ano de 2015, outros quatro CREFs foram criados, quais sejam, CREF15/PI-MA, CREF16/RN, CREF17/MT e CREF18/PA-AP. Já em 2016, mais dois: CREF19/AL e CREF20/SE.

A regulamentação da Educação Física consolidou a importância da profissão na prevenção de doenças, no aumento da qualidade de vida e bem-estar. Nessas duas décadas a atuação do Profissional de Educação Física se expandiu das academias e escolas, para empresas, hospitais, projetos sociais, e para a saúde pública, no SUS. A profissão, hoje com mais de 450 mil profissionais registrados por todo o país, também conquistou o respeito da sociedade e, consequentemente, da classe política, que busca sempre ouvir a opinião dos representantes da
categoria antes de elaborar projetos e votá-los. 

Sonhar e acreditar nos fez chegar até aqui. Quem ganha é a sociedade, que tem a garantia da orientação qualificada e ética em diversas áreas, como no esporte, na educação e na saúde, além do Profissional de Educação Física, que tem sua importância e protagonismo devidamente reconhecidos.

A LUTA É DIÁRIA. AS CONQUISTAS SÃO ETERNAS.

Com esse mote, o Sistema CONFEF/CREFs está desenvolvendo uma série de atividades para celebrar a regulamentação da profissão. Como parte das ações, foi veiculado no primeiro semestre do ano um vídeo de 15 segundos na TV Globo, ressaltando a importância do Profissional de Educação Física na busca por uma vida mais saudável. Além disso, foram veiculadas peças na Internet, como no Facebook, no Instagram e no Google, complementando a mensagem e fazendo com que ela chegue a muito mais pessoas. Também foi desenvolvido um hotsite (www.orientacaocerta.com.br) com conteúdo e depoimentos exclusivos sobre a regulamentação da profissão. No espaço, há mensagens de personalidades da profissão e do esporte, gestores públicos, entre outros.

SELO PERSONALIZADO DOS CORREIOS É LANÇADO EM HOMENAGEM À PROFISSÃO

Ainda como parte das ações, em julho, foi lançado o Selo Comemorativo pelos 20 anos da profissão. A cerimônia de lançamento do selo e carimbo, desenvolvidos pelos Correios em parceria com o Sistema CONFEF/CREFs, contou com a presença de Conselheiros Federais, presidentes dos CREFs e representantes dos Correios.

“As peças filatélicas que hoje colocamos à disposição do CONFEF demonstram o reconhecimento do serviço postal e, por consequência, do estado brasileiro, pelos relevantes serviços prestados por esta entidade”, explicou Hugo de Souza Júnior, gerente regional de vendas da Superintendência Estadual dos Correios de São Paulo Metropolitana. 

E esse foi apenas o começo. O ano de 2018 será de muita comemoração.