CONFEF é reconhecido como modelo de excelência em gestão
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Revista Educação Física

CONFEF é reconhecido como modelo de excelência em gestão

CONFEF é reconhecido como modelo de excelência em gestão

Conquista do Certificado Nível 5 no GesPública é fruto da gestão comprometida com o crescimento e fortalecimento do Sistema CONFEF/CREFs

A manutenção do Modelo de Excelência de Gestão Pública (MEGP), pelo terceiro ano consecutivo, culminou com o avanço de mais um nível na certificação do CONFEF no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). No mês de novembro, o CONFEF foi contemplado com o recebimento do Certificado Nível 5 no programa da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O evento de entrega dos certificados foi realizado no auditório da Caixa Federal, no Rio de Janeiro e contou com a participação de organizações públicas que se destacaram na implementação do Modelo de Gestão. O Conselho foi representado por funcionários e pelo presidente da entidade, Jorge Steinhilber, que apresentou ao público presente os resultados da adesão ao programa.

O chamado GesPública tem como finalidade fortalecer a gestão pública, tendo como premissa o MEGP. A estratégia para a implantação desse modelo referencial é desenvolver ações de apoio técnico aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal a fim de mobilizar, preparar e motivar para a atuação em prol da inovação e da melhoria da gestão. 

Durante a solenidade, Luiz Fernando Bergamini de Sá, coordenador do Núcleo Estadual do GesPública no Rio de Janeiro, parabenizou o órgão pela evolução, que indicou ser testemunha. “Agradeço ao Prof. Jorge Steinhilber que fez questão de vir até aqui e dar o seu testemunho para as organizações que estão iniciando. Agradeço pela presença e pelo que você está fazendo pelo nosso país”.  

Para o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, o reconhecimento comprova o trabalho que a equipe de funcionários da entidade vem realizando ao longo dos últimos anos. “Os desdobramentos no sentido de melhorar a governança, a liderança, o nível de avaliação dos profissionais, a integração entre os funcionários e a busca por excelência foram ressaltados pela conquista. Agora, passa a ser um desafio a manutenção desse nível de excelência do trabalho”.

Histórico - Em 2011, o Conselho deu o primeiro passo para a certificação através de uma autoavaliação realizada entre os funcionários, onde o Indicador de Qualidade de Sistema de Gestão (IQG) demonstrou o resultado de Posição Baixa. A partir daí, foi realizado um curso de “Gestão de Processos”, sendo mapeados todos os processos do CONFEF. 

Em 2015, em sua primeira avaliação, a entidade alcançou de forma inédita o nível 3. Em novembro de 2016, a evolução levou a conquista do Certificado de Reconhecimento nível 4.

Ao longo de 2017, a equipe de colaboradores da organização desenvolveu um intenso trabalho, aperfeiçoando processos, adotando novas práticas de gestão e acompanhando sistematicamente os resultados dos indicadores e dos planos de ação através de reuniões de avaliação de resultados. 

Com a adesão ao GesPública, o CONFEF vivencia um novo e edificante momento. Através do programa, os planos de ação estão sendo monitorados mensalmente. Durante o processo são registrados os fatos causadores de sucesso e os fatos causadores de insucesso, demonstrando uma perfeita sinergia entre a cultura organizacional e as estratégias. A rotina, estratificada em indicadores, também se apresenta controlada, com avaliações mensais de seus resultados, corrigindo as distorções diagnosticadas. O resultado foi o avanço de mais um nível na certificação.

O GesPública - A estratégia para a implantação desse modelo referencial é desenvolver ações de apoio técnico aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal a fim de mobilizar, preparar e motivar para a atuação em prol da inovação e da melhoria da gestão. O planejamento estratégico é fundamental, dentre outras iniciativas, para a conquista da sustentabilidade administrativa. Sua política é formulada a partir da premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicas pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não pode, nem deve deixar de ser pública.