CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Ministério da Saúde recebe contribuições para guia sobre atividade física na atenção primária 08/11/2022

Alterado dia: 08/11/2022

Com o objetivo de fomentar a participação social, o Ministério da Saúde colocou em consulta pública mais uma publicação, antes do lançamento da versão final. O Guia de orientação para o aconselhamento breve sobre atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) receberá contribuições de qualquer interessado no tema até o dia 20 de novembro.

O material poderá ser utilizado por qualquer profissional de saúde que atue na APS do SUS, independentemente da categoria profissional. A ideia é que ele seja uma fonte de informações acessíveis e de recomendações simples para que esses trabalhadores aconselhem os usuários sobre atividade física durante as rotinas de atendimento.

A consulta pretende avaliar o grau de adequação e de aceitação da linguagem do guia, além da qualidade e da conformação do conteúdo. Uma das recomendações, por exemplo, é a de que o aconselhamento breve seja realizado de diferentes maneiras,  desde uma conversa na sala de espera do estabelecimento de saúde até uma abordagem de escuta ativa pautada em intervenção motivacional.

A proposta do guia é uma iniciativa liderada pela Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para conferir o documento a ser avaliado e deixar sua contribuição online, clique aqui.

Autor: Ministério da Saúde