CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Ministério inclui Profissional de Educação Física em reabilitação pós-covid 17/01/2022

Em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que, dentre outros, modificou a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde - SUS. O documento também inclui o Profissional de Educação Física (CBO 2241) dentre as categorias atuantes na reabilitação pós-Covid. 

Trata-se de um importante, mas não inédito reconhecimento da profissão no combate à pandemia. Ainda em março de 2020, o Ministério da Saúde instituiu a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde”. O programa visava capacitar e cadastrar profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ao todo, mais de 74 mil Profissionais de Educação Física realizaram o cadastro e tiveram acesso ao curso online de capacitação. Destes, 34 mil sinalizaram interesse em atuar nas ações de enfrentamento à COVID-19. 

Dentre as 14 categorias da saúde, a Educação Física ficou entre as seis com maior número de profissionais dispostos a atuar no programa. Veja a tabela aqui.

Autor: Comunicação CONFEF