CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CREF17/MT envia documento a gestores solicitando a reabertura de academias e similares  29/07/2020

Diante da situação em que se encontram os profissionais de Educação Física, além das academias e similares, o CREF17/MT, em mais uma tentativa de buscar o entendimento e a conscientização dos gestores municipal e estadual sobre a importância do exercício físico, principalmente neste período, protocolou um documento direcionado ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e ao governador do estado, Mauro Mendes. 

No documento, o Conselho ressalta que os impactos da inatividade física tendem a se agravar com a manutenção das medidas de isolamento, bem como estão relacionados à incidência e severidade de várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias. “Exatamente algumas das principais morbidades que podem agravar os casos de indivíduos infectados pela COVID-19. Essas mesmas doenças podem ser tratadas ou reguladas com a intervenção do profissional de Educação Física, no tratamento, inclusive para o cidadão que contrair o novo coronavírus”, diz parte do documento.

“Se somos profissionais da saúde, se somos reconhecidos e comprovadamente atuamos nessa área, não entendemos o porquê as autoridades ainda insistem em não liberar esses profissionais para atuarem, além dos estabelecimentos que oferecem a execução dessas atividades”, disse Carlos Eilert [CREF 000015-G/MT], que reforça ainda que a missão do CREF17/MT é a de garantir à sociedade o direito de ser atendida por profissionais eticamente comprometidos, nas áreas de atividades físicas e desportivas.

Para finalizar o documento enviado à Prefeitura de Cuiabá e ao Governo de Mato Grosso, o CREF17/MT solicita “a reconsideração para que academias e similares, por serem espaços que melhoram a saúde da população, devem, no mínimo, estarem inseridas em protocolo de reabertura prévio”.
 

Autor: Comunicação - Confef