CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CREF5/CE conquista retorno de atividades físicas individuais ao ar livre em Fortaleza 02/07/2020

Após reuniões e negociações com o Governo do Estado, o CREF5/CE conquistou a liberação para retomada da prática esportiva individual e os serviços de assessorias esportivas ao ar livre, em Fortaleza (CE). Por meio de decreto estadual, publicado no dia 20/06, os exercícios físicos individuais puderam voltar a acontecer a partir do dia 22/06, quando se iniciou a segunda fase do plano de retomada responsável, em Fortaleza, devido à pandemia da Covid-19.

Pelo decreto, a prática esportiva individual fica permitida, desde que: orientada por um profissional devidamente registrado no CREF ou empresas legalmente constituídas; seja de forma individual e praticada em ambiente privado, não comercial, aberto ao ar livre (sem cobertura), entre diversas outras condições. 

Apesar da conquista, como antecipa o presidente do CREF5/CE, Jorge Henrique Monteiro [CREF 000077-G/CE], o Conselho continuará as negociações com o Grupo de Trabalho de Retomada do Governo do Estado. Isso porque, como ressaltou, as demais cidades do Estado não foram contempladas, em qualquer modalidade da prática esportiva, e nem a prática em espaços privados comerciais, como academias, clubes e similares, prevista apenas para a quarta fase do plano. “Continuaremos conversando com as autoridades para encontrar uma solução viável para o Estado e para os profissionais. Já apresentamos informações que comprovam que esse retorno, antes da quarta fase, é necessário do ponto de vista da saúde, da economia e dos postos de trabalho”. 
 

Autor: Comunicação - Confef