CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

O Coronavírus, o isolamento social e a Educação Física. Obrigado, Profissional! 31/03/2020

Dentre as ações de combate à pandemia do coronavírus, a atividade física praticada de forma orientada, com regularidade e de acordo com as condições individuais, concorre para elevar a resistência do organismo, além de reduzir os efeitos negativos do comportamento sedentário, do estresse e da ansiedade, os quais aumentam o risco de doenças psicossomáticas decorrentes do isolamento social.

Entretanto, para combater o Covid-19 e obedecer às orientações das autoridades sanitárias, os Profissionais de Educação Física, incluindo os que atuam de forma autônoma, fecharam as portas dos seus ambientes de trabalho e tiveram que cancelar suas atividades laborais, o que implica em impactos financeiros significativos para essa categoria de trabalhadores. 

Apesar deste cenário, e cientes da necessidade da população brasileira se manter fisicamente ativa, os Profissionais de Educação Física, de forma alternativa, têm adaptado rotinas de exercícios e treinamentos, disponibilizando-as por meio de variados recursos tecnológicos, aos mais diferentes grupos sociais que, momentaneamente, se encontram recolhidos nas suas casas.

Com essas ações, os Profissionais de Educação Física, de forma altiva e com espírito público, se associam aos demais Profissionais da Saúde para enfrentar o Covid-19, fazendo bem o que sabem fazer, para todos, o tempo todo e de todas as formas.

Neste contexto, o Conselho Federal de Educação Física se solidariza com toda sociedade na busca de motivações e atitudes para o enfrentamento do isolamento social e a manutenção da saúde, parabeniza os seus Profissionais pelas atitudes assumidas e agradece a todas as pessoas que continuam realizando as suas rotinas de exercícios e de treinos em casa, com o apoio e a orientação desses Profissionais.

Em breve, todos estaremos comemorando a vida e, de modo próprio, retomaremos a prática de exercícios e de atividades físicas, lado a lado com os Profissionais de Educação Física.

Autor: Comunicação - CONFEF