CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

RECOMENDAÇÕES DO CONFEF AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA COVID-19 17/03/2020

Considerando a atuação do Profissional de Educação Física como Profissional de Saúde, o CONFEF recomenda as seguintes medidas em relação à intervenção profissional:

1.  Estimular e orientar o beneficiário a permanecer fisicamente ativo, por meio de atividades de intensidade moderada, inclusive na residência, respeitando eventuais contraindicações específicas e evitando, por prudência, atividades de alta intensidade/extenuantes.
2.  Orientar segmentos populacionais de maior risco (idosos e pessoas com doenças crônicas) a não virem para locais de prática coletiva de atividade física, realizando tal atividade em casa.
3.  Disponibilizar, nos locais de prática de atividade equipamentos e materiais de higiene, notadamente água, sabão e álcool gel 70 e estimular os usuários a fazer uso dos mesmos com frequência.
4.  Higienizar equipamentos utilizados para a prática com frequência, inclusive quando houver troca de usuário para utilização do equipamento.
5.  Impedir aglomeração disponibilizando no mínimo 2m2 por usuário e que nenhum usuário fique a menos de 1m de distância de qualquer outro. É recomendável em pequenos grupos.
6.  Manter o local de prática arejado e considerar a possibilidade de realização da atividade ao ar livre.
7.   Cumprir e estimular o cumprimento das recomendações/determinações dos órgãos públicos competentes, particularmente os dos Sistemas de Saúde.
8.   Cancelar ou não programar eventos que possibilitem aglomerações de pessoas.
9.    Nas atividades de lutas, esportes de combate ou similares, orientar atividades sem contato físico.
10.  Manter informes de grande visibilidade sobre os procedimentos da Instituição relação à COVID-19.
11.  No caso de notar ou tomar conhecimento de casos suspeitos, orientar as pessoas a interromperem a atividade e encaminhá-los para atendimento em unidades de saúde.
12.  Evitar contato físico, mas se imprescindível utilizar luvas.
13.  Ao tomar conhecimento de usuário com COVID-19, alertar pessoas que com ele/ela tiveram contato.

Essas recomendações devem ser adequadas às determinações de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais e podem ser modificadas em consonância com novas orientações do Ministério da Saúde, as quais devem prevalecer.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.
     

Saiba mais em coronavirus.saude.gov.br.

Autor: Comissão de Atividade Física e Saúde - CONFEF