CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CONFEF assina nota contra o aumento da carga horária de ensino a distância 05/02/2020

Atento às mudanças e em defesa da formação superior de qualidade, o CONFEF assinou – em dezembro – a nota pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). O posicionamento é contrário à Portaria MEC 2117/2019, que aumenta de 20% para até 40% a carga horária por Ensino a Distância (EaD) permitida nos cursos presenciais na área da Saúde.

Entre os problemas presentes na portaria, está o fato da mesma não estabelecer que tipo de componente curricular poderá integrar os 40%, deixando a critério das IES essa decisão. Além disso, o aumento de carga horária possibilita a restrição do número de docentes e a precarização do trabalho ao substituir componentes curriculares presenciais por atividades virtuais. 

O CONFEF e os demais Conselhos da área da saúde solicitam a imediata revogação da referida portaria. O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde é composto por 14 profissões e foi criado para discutir e deliberar sobre assuntos de interesse das profissões da saúde no Brasil.

Autor: Comunicação - CONFEF