CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Sete academias são interditadas após fiscalização no Recife e em Olinda (PE)  31/01/2020

O CREF12/PE fiscalizou, na última terça-feira, 14/01, academias localizadas em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação, conduzida por agentes do Conselho e por fiscais do Procon de Pernambuco, observou irregularidades como a ausência de profissionais no acompanhamento dos alunos e problemas de estrutura, que, segundo os técnicos, podem causar problemas graves em frequentadores dos estabelecimentos. 

As fiscalizações fazem parte de uma série de intervenções feitas em academias que atuam de forma clandestina (sem registro no CREF) ou com irregularidades. Desde o dia 08/01, os técnicos visitaram cerca de 40 academias na RMR. Até o momento, sete estabelecimentos (dois no Recife e cinco em Olinda) foram interditados.

Feitas a partir de denúncias que costumam partir dos próprios frequentadores dos estabelecimentos, as fiscalizações realizadas pelo CREF podem resultar, se detectadas irregularidades, em notificação que concede às academias o prazo de 30 dias para a regularização ou, em casos extremos, no fechamento do estabelecimento. Nesses casos, o Conselho aciona órgãos como a Vigilância Sanitária, o Procon e o Ministério Público, que podem formalizar as interdições e aplicar multas aos donos.

Segundo o CREF, os problemas mais recorrentes pelos agentes é a ausência de registro ou de profissionais capacitados qualificados. “Se o aluno realizar atividades sem o devido acompanhamento profissional, ele pode ser exposto a sérios danos à saúde. Por isso, é importante que sejam feitas essas fiscalizações”, afirma a agente de Fiscalização do CREF, Daniela Amorim. 

O CREF12/PE aceita denúncias anônimas pelo site oficial e pelo telefone 3314-7320. Já o órgão de defesa do consumidor pode ser contatado através do telefone 0800 282 1512. 
 

Autor: Comunicação - Confef