CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

CREF9/PR recebe presidente do CNE para debater sobre novas diretrizes curriculares 18/07/2019

O CREF9/PR promoveu, no dia 14/06, em Curitiba, uma audiência pública para debater as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Educação Física. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber e do vice-presidente do CONFEF, João Batista Andreotti Gomes Tojal [CREF 000003-G/SP]. Destinada aos coordenadores de cursos de Educação Física de todo o estado, a audiência teve como objetivo debater as principais dúvidas em relação à implementação das novas diretrizes.

Em sua palestra, Liza Curi apresentou um cenário dos cursos de graduação no país, que ofertam hoje mais de 35 mil cursos, avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) – desse número 612 são de Educação Física. Os números demonstram que existe muito mais oferta de vagas do que efetivação de matrículas, e uma das causas é o fato dos cursos não atenderem às expectativas dos interessados, seja pela composição dos currículos ou ainda, por estarem distantes da realidade do mercado de trabalho.

O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], agradeceu a presença das instituições públicas e privadas representadas no evento e também do CNE. “Foi uma honra receber o presidente do CNE para explicar aos coordenadores essas novas diretrizes curriculares, que vão impactar beneficamente na formação dos egressos, e com isso facilitar a inserção dos profissionais da Educação Física no mercado de trabalho”, afirmou Branco. “As novas diretrizes não trazem uma obrigatoriedade de obediência, mas sim a responsabilidade da criação de um novo ensino. Assim as diretrizes dão uma orientação do que deve ser seguido”, pontuou.
 

Autor: Comunicação - Confef