CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Estudantes são flagrados atuando em academias sem documentação de estágio 04/02/2019

O estágio é uma fase de extrema importância na vida do estudante de Educação Física. Nesse período, o futuro profissional põe em prática o que foi lecionado em sala de aula. Mas, infelizmente, não é isso que vem relatando a equipe do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) do CREF16/RN. Apenas no último trimestre de 2018, foram detectadas 43 pessoas físicas que se diziam estagiários, porém, sem apresentar uma documentação legal.

Para o estágio ser válido é preciso que o aluno esteja vinculado a uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. "No momento da fiscalização, a academia ou estabelecimento precisa mostrar ao fiscal o Termo de Convênio do estudante com a sua instituição, além da declaração de matrícula no semestre corrente, e de estar acompanhado de um Profissional de Educação Física responsável", explica Luiz Marcos, Diretor do DOF. Sem essa documentação, é configurado o exercício ilegal da profissão.

A orientação é que essas pessoas irregulares suspendam imediatamente suas atividades e compareçam ao CREF16/RN dentro do prazo de 15 dias e apresentem seus documentos provando o vínculo com uma Instituição de Ensino Superior. Passado o prazo, serão denunciados e deverão responder na Justiça por exercício ilegal da Profissão.
 

Autor: Comunicação - Confef