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Pandemia amplia exclusão e professor surdo de Paulínia pede intérprete de Libras em reuniões 02/07/2021

Em meios aos desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe à educação, o distanciamento aliado a falta de acessibilidade ampliaram a sensação de exclusão enfrentada por Cláudio Ramalho [CREF 011275-G/SP], 51 anos, professor surdo da rede municipal de Paulínia (SP). 

Servidor público desde 2006, o Profissional de Educação Física reclama que as dificuldades foram ampliadas durante a quarentena e que chegou, em fevereiro deste ano, a formalizar um pedido por intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas reuniões virtuais de trabalho, solicitação ainda sem resposta.

Os problemas são menores que os enfrentados na infância, quando Cláudio ficou surdo como sequela de uma meningite. Ele lembra que o termo "inclusão" praticamente não existia quando era estudante, mas que a realidade, apesar de diferente nos dias atuais, ainda está longe do ideal.

“Existe a inclusão mas, na prática, principalmente no poder público, ela não é executada", diz. (...)



Fonte: G1