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Saiba como driblar o desafio de perder peso na terceira idade25/06/2019

Para muitos idosos, perder peso é um verdadeiro martírio. O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas.

— Os idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor, ou seja, necessitam de uma quantidade de calorias menor. Em outras palavras, conforme a pessoa envelhece deveria comer menos e isto normalmente não acontece — afirma Vivian Ellinger, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A escolha dos alimentos é outro fator importante — tanto na terceira idade quanto em todas as fases da vida. Pela falta de companhia, muitos idosos preferem não cozinhar, o que aumenta as chances de consumo de alimentos nada saudáveis.

— Devem ser substituídos todos os alimentos industrializados, doces, refrigerantes, produtos com altos níveis de sal, açúcar e gordura, pois inflamam e aumentam o risco para várias doenças crônicas não transmissíveis — recomenda Ligiane Loureiro, nutricionista e pesquisadora da UFRJ.

Pessoas que estão acima do peso e são hipertensas ou diabéticas têm mais indicação para perder peso.

— O diabetes e a hipertensão não atrapalham a perda de peso, a não ser que estejam sem controle. Por outro lado, a perda de peso em idosos hipertensos ou diabéticos, que estejam acima do peso que deveriam, traz benefícios para o controle destas doenças — garante a nutricionista Ethel Cristina Souza Santos.

Além da alimentação, as atividades físicas são outra maneira de manter o peso ideal na terceira idade.

— Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade são fundamentais para uma vida saudável e consequente perda de peso. Exercícios de força, aeróbicos e funcionais irão contribuir muito para uma qualidade de vida melhor — afirma André Fernandes [CREF 000013-G/RJ], vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).


Fonte: Extra