Quinta-feira, 17 de abril de 2014
Fale conosco
REVISTA E.F. Nº 25 - SETEMBRO DE 2007
Baixar Versão em PDFEnviar matéria por E-mail

1º de Setembro - Reconhecimento: nosso maior presente

A cada ano, aumentam as comemorações e homenagens pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física no país inteiro. Neste ano, as programações mobilizaram cerca de 500 mil pessoas em todo o Brasil. Os veículos de comunicação propagaram a data e anunciaram eventos relativos ao 1º de Setembro. Campanhas foram divulgadas em canais de televisão, rádio e internet. Jornais, revistas, outdoors, folders e banners também marcaram a data, que teve centenas de ações comemorativas em todo o país. Entidades públicas e privadas se uniram nas homenagens, comemorações e divulgações sobre a importância do Profissional de Educação Física e de sua habilitação, sensibilizando a sociedade a respeito da sua fundamental intervenção. Mais uma vez o projeto estratégico para esta ocasião estabelecido pelo Sistema CONFEF/CREFs, desde 2003, provou o seu sucesso.

O dia 1º de Setembro foi a comprovação de que este trabalho vem surtindo um resultado efetivo, demonstrando que o reconhecimento pelo Profissional de Educação Física é crescente. A sociedade, cada vez mais, vê o Profissional como o único elemento capaz de transmitir valores positivos que a prática do esporte e das atividades físicas pode proporcionar. Nossos objetivos têm sido alcançados. A repercussão que vivenciamos agora é fruto do trabalho sério e árduo de cada profissional, que com sua atuação de qualidade e responsabilidade ética, legitimam nossa profissão, somado ao esforço e dedicação dos Conselheiros Federais e Regionais para edificar o Sistema CONFEF/CREFs unido, sério e ético, analisou o Presidente do CONFEF Jorge Steinhilber.

Este respeito pelo Profissional de Educação Física em todas as esferas ficou comprovado pela quantidade e qualidade das comemorações. Além de o profissional ganhar espaço no mercado de trabalho e da Educação Física ser reconhecida pela sociedade como uma profissão fundamental para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar e da cidadania, o dia 1º de Setembro já é referência significativa para um projeto de construção de uma sociedade mais saudável, justa e igualitária.

PODER PÚBLICO - HOMENAGENS TOMAM CONTA DAS SESSÕES POLÍTICAS

Representantes do poder político nacional se manifestaram em Sessões Solenes por todo o país

No dia 31 de agosto, foi realizada, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, sessão em homenagem à Semana da Promoção da Vida Saudável através da Educação Física e da Nutrição, proposta pelo Deputado Federal Otávio Leite (PSDB/RJ). O Presidente da Sessão, Deputado Federal Mauro Benevides (PMDB/CE), ressaltou em seu discurso a importância destas duas atividades para alcançar tal objetivo.

Homenageando os Profissionais de Educação Física, foi realizada sessão solene proposta pelos Deputados Federais Gilmar Machado (PT/MG) e Otávio Leite (PSDB/RJ), no plenário da Câmara dos Deputados.

As duas sessões, tanto a referente a Semana de Prevenção da Vida Saudável como a comemorativa ao Dia do Profissional de Educação Física, foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara.

Por todo o Brasil, Governos Estaduais e Prefeituras renderam homenagens aos Profissionais de Educação Física. Governos e Assembléias dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná realizaram sessões ou eventos comemorativos alusivos à data. Prefeituras, através de suas Secretarias e Câmaras, também se pronunciaram. Entre elas, as de Ilha Solteira e Rio Claro (SP), Corumbá e Três Lagoas (MS), Porto Alegre, Campo Bom e Esteio (RS), Curitiba e Parauapebas (PR) e Conquista (MG).

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal outra homenagem: a sessão em homenagem os Profissionais de Educação Física foi proposta pelos Deputados Distritais Cristiano Araújo (PTB/DF) e Dr. Charles (PTB/DF).

Na Assembléia Legislativa de Goiás, a data foi marcada pela entrega do Projeto de Lei que garante a Ginástica Laboral para o funcionalismo público do estado.

Já no Rio de Janeiro, a Vereadora e Profissional de Educação Física Patrícia Amorim (PSDB/RJ), em discurso na Câmara Legislativa do Município, homenageou todos os seus colegas, desejando a eles uma carreira promissora e que a classe continue a crescer e a ocupar o seu espaço de direito.

(...) A qualidade de vida somente pode ser alcançada pela associação, na rotina diária, de uma alimentação apropriada e saudável, aliada à prática do exercício físico. (...)

(...) se faz necessária a valorização dos profissionais de nutrição e de Educação Física na condição de agentes promotores de um estilo de vida saudável. São eles que estimulam a importância da prática regular de uma atividade incessante, conjugada à selecionada alimentação, visando à prevenção de doenças, à redução do estresse e ao avigoramento da saúde. (...)

(...) Promover a vida saudável é resguardar todos os cidadãos dos males que podem constituir nosso maior patrimônio, que é, sem dúvida, a vida. (...)

A Presidente do CREF2/RS Jeane Cazelato foi oradora na Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre e ressaltou a importância da atividade de Educação Física Escolar, bem como o quanto se faz necessário a participação do Profissional de Educação Física, juntamente com os demais Profissionais da área da saúde, no Programa de Saúde da Família da Prefeitura de Porto Alegre.

As comemorações em Minas Gerais culminaram com uma Reunião Solene da Assembléia Legislativa, em comemoração ao dia do Profissional de Educação Física. A sessão, requerida pelo Deputado Estadual João Leite (PSB/MG), aconteceu no dia 3 de setembro.

Em Foz do Iguaçu (PR), as comemorações tiveram início em 31 de agosto, com Sessão Solene na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença de Conselheiros do CREF9/PR, representantes de Faculdades, políticos, profissionais, imprensa e outros convidados.

Uma Moção, proposta na Assembléia Legislativa da Bahia pelo Deputado Estadual Heraldo Rocha, destacou o importante papel dos Profissionais de Educação Física, principalmente em relação aos idosos e crianças de nosso país.

PODER EXECUTIVO DEMONSTRA APOIO E RECONHECIMENTO

O Ministro do Esporte Orlando Silva esteve na abertura do Sports Business 2007, que ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de setembro, e fez questão de prestar homenagens e valorizar o trabalho dos Profissionais de Educação Física. Em seu discurso, o Ministro ressaltou o valioso papel destes profissionais para o desenvolvimento da eqüidade social, da cidadania e do bem-estar.

Gestores e Secretários Estaduais de Esporte, no seu Fórum, que ocorreu no dia 5 de setembro, também prestaram homenagem pela passagem da data. No mesmo dia, outra homenagem foi realizada na reunião da Associação de Secretários Municipais de Esporte e Lazer (ASMEL), em que foi declarado apoio incondicional à Educação Física e a seus profissionais.

PARCERIAS SE RENOVAM E SE AMPLIAM

Mais uma vez, a parceria CONFEF-SESI foi um sucesso. A Semana de Promoção da Vida Saudável envolveu profissionais das áreas de Saúde e Lazer por todo o país, propagando o estilo de vida saudável para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Mais de 500 mil pessoas tiveram acesso a palestras, atividades esportivas, cultura e ações de saúde, orientadas por profissionais habilitados. Os CREFs, novamente, tiveram papel fundamental para o sucesso das atividades promovidas em homenagem aos Profissionais de Educação Física.

Em Camboriú (SC), cerca de 300 Profissionais e estagiários de Educação Física do SESI/SC reuniram-se para discutir a estratégia das 21 Unidades de Operações Sociais da entidade, com o objetivo de definir ações para a contínua melhoria do Programa SESI Ginástica na Empresa. Outro destaque no estado foi o circuito de palestras que abordou o tema Mercado em Crescimento para o Profissional de Educação Física, que se estendeu pelas cidades de Joinville, Florianópolis, Chapecó, Lages e Blumenau.

As atividades da parceria, no Distrito Federal, focaram suas ações em 50 empresas atendidas pelo Programa SESI Ginástica na Empresa e que contam com mais de 19 mil funcionários. Em Palmas (TO), a caminhada realizada no parque Cesamar atraiu centenas de participantes.

A parceria também foi um sucesso na jurisdição do Conselho Regional da 8ª Região, com atividades de Ginástica Laboral e, em Natal (RN), incluiu uma caminhada com café da manhã, ao final do evento.

Em Campo Grande (MS), ocorreram diversos torneios esportivos (futebol de sete, futsal, vôlei de praia) e gincanas. Foi oferecido à população o circuito saúde, em que as pessoas podiam realizar testes e exames como aferição de pressão, teste glicemia, saúde bucal, entre outros. Além disso, aconteceram oficinas educativas de cestaria e bijuterias.

ATIVIDADES ORGANIZADAS POR CREFS ENVOLVEM O PAÍS

A Semana do Profissional de Educação Física 2007 foi um sucesso por todas as regiões do país.

As comemorações contaram com eventos voltados para terceira idade, com palestras sobre Ginástica Laboral, aulões, caminhadas, cursos sobre Postura Corporal Humana e Educação Postural na Escola, exposições e bailes, na jurisdição do CREF2/RS. Encontros entre Profissionais de Educação Física, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde também foram realizados. O SESC programou homenagens aos Profissionais de Educação Física em diversas academias do sistema (Alegrete, Bagé, Carazinho, Camaquã, Caxias do Sul, Ijuí, Lageado, Montenegro, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Torres, Uruguaiana e Venâncio Aires).

Em Blumenau, região do CREF3/SC, quem foi ao Shopping Neumarkt, na tarde do dia 1º, teve a oportunidade de fazer gratuitamente uma avaliação física com Profissionais de Educação Física. Mais de 114 pessoas foram avaliadas e orientadas por gestores e colaboradores das academias participantes. Em São Bento do Sul, 40 Profissionais reuniram-se na Associação Leopoldo Rudnick para um almoço, visando à maior integração entre os Profissionais de Educação Física de toda a região.

A organização do evento contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, do Deputado Sílvio Dreveck e de empresas privadas. Por' todo o estado de Santa Catarina, observou-se a mobilização de grupos de alunos em vários cursos de Educação Física, promovendo eventos comemorativos alusivos à data.

O Prêmio Profissionais de Educação Física do Ano e todas as comemorações realizadas no Estado de São Paulo contaram com o apoio de diversos parceiros, entre eles: SESI, SESC, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. A premiação foi realizada simultaneamente em 42 municípios.

O Presidente do CREF4/SP, Prof. Flavio Delmanto, enfatizou os esforços para o reconhecimento da profissão. Premiamos hoje os Profissionais que desenvolvem a atividade física, o esporte e a saúde. Antes, éramos apenas professores, hoje, somos Profissionais de Educação Física. Já o Secretário Estadual de Esportes Claury Silva reafirmou irrestrito apoio à categoria. Nós precisamos nos unir nos projetos relativos à Educação Física e mostrar a relevância da atividade física bem monitorada, ressaltou.

O CREF4/SP ofereceu também o Prêmio Estadual de Ginástica Laboral. A vencedora nesta categoria foi Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP). Ganhar este prêmio e reconhecimento é muito emocionante, agradeceu a premiada. Aconteceram ainda eventos, ciclos de palestras e outras atividades nas regiões de Guarulhos, Campinas, entre outras.

O SINDI-CLUBE (Sindicato dos Clubes), reconhecendo a importância dos Profissionais de Educação Física para o atendimento das crianças, jovens, adultos e terceira idade nos clubes, realizou pela primeira vez um evento em homenagem aos Profissionais. O Professor Dante de Rose Junior foi o convidado para realizar palestra na ocasião.

Em Fortaleza, a população participou de um evento com 24 horas ininterruptas de exercícios e atividades físicas, promovido pela Academia Espaço de Meta Vip. O evento ofereceu à população aulas de bike indoor, jump, ginástica funcional, ioga, step, body jam, body pump, salsa, dança de salão e aulão de ritmos. A musculação funcionou durante 24 horas. Os próprios participantes puderam escolher as atividades de sua preferência.

O CREF5/CE-MA-PI comemorou a data com uma grande caminhada e seções de alongamento e ginástica, terminando em uma grande confraternização, com a participação de Profissionais, acadêmicos e populares.

O CREF6/MG aproveitou a ocasião para distribuir releases à imprensa com dados que demonstram a importância da profissão e de seus profissionais. O brasileiro está incorporando a atividade física para uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças. Antes, a preocupação era com a estética... Hoje, o objetivo é a busca pela longevidade e pelo bem-estar, afirmava o Presidente Cláudio Augusto Boschi no material distribuído.

O material apresentava dados do Atlas do Esporte no Brasil que mostravam que, de 1996 a 2000, as atividades econômicas nessa área cresceram cerca de cinco vezes a mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do país (12,34% contra 2,25%). Estima-se que mais de 120 milhões de pessoas estejam direta ou indiretamente envolvidas na prática da Educação Física, no Brasil. A Educação Física contribui não só para a saúde do brasileiro, mas também para o crescimento econômico do país, finalizou.

A 8ª Semana do Profissional de Educação Física tomou conta de toda a jurisdição do CREF7/DF-GO-TO. O Distrito Federal contou com palestras, avaliações físicas gratuitas, enquanto o povo goiano foi brindado com diversos cursos, caminhada com distribuição de panfletos e aulas de Ginástica Laboral, na Feira da Lua e na Feira Hyppie. Em Palmas, foram realizadas ações de divulgação e mobilização na Copa do Mestre, promovida pelas Secretarias de Estado de Saúde e de Esporte e Lazer. As cidades de Gurupi, Palmas, Araguaina, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Caldas Novas, Catalão, entre outras, tiveram ações de mobilização em Escolas Estaduais e Municipais.

O CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR presenteou os Profissionais com cursos gratuitos nas áreas de Musculação e Educação Física Escolar. Diversas palestras foram realizadas, abrangendo nutrição, ergonomia e Ginástica Laboral. Oficinas de musculação, body pump, RPM bike, hidroginástica, jiu-jitsu e jump fit também foram oferecidas. A data foi comemorada ainda com a entrega do Troféu Mérito Profissional. A Coordenação do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas, em Tabatinga, também organizou diversas atividades.

Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o SESI e com instituições de ensino superior de Curitiba, o CREF9/PR realizou uma série de atividades para a população. Profissionais e estudantes de Educação Física percorreram o calça-dão da Rua XV de Novembro e da Praça Osório, no centro de Curitiba, distribuindo materiais de orientação aos pedestres. Foram montadas diversas barracas, onde as pessoas tinham acesso a avaliações físicas (percentual de gordura, flexibilidade e resistência) e a brindes. Também foram realizadas oficinas de malabares, cama elástica e outras atividades. Ao todo, foram envolvidos mais de 150 Profissionais e futuros Profissionais. Em Foz do Iguaçu (PR), foi organizado um momento de recreação, seguido de almoço para os Profissionais de Educação Física.

A população de João Pessoa participou intensamente das comemorações. O CREF10/ PB-RN promoveu o II Baile do Profissional de Educação Física, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar. O Regional também organizou clínicas de atualização e palestras, ressaltando a importância da atividade física. Já em Campina Grande (PB), a comemoração contou com a realização de uma trilha ecológica, organizada em parceria com a Prefeitura Municipal.

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ATRAEM A POPULAÇÃO

A mobilização realizada no centro da cidade de Joaçaba, envolvendo os professores e acadêmicos do curso de Educação Física da UNOESC, contou com a distribuição de panfletos e exposição de faixas comemorativas e teve o apoio do CREF3/SC.

No Ceará, o CREF da região e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), desenvolveram-se palestras, caminhadas, avaliações físicas, aulões de ginástica, dança de salão e competições esportivas com equipes mistas de alunos e professores. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), no mesmo período, organizou homenagens aos seus Professores de Educação Física.

Em União da Vitória (PR), de 31 de agosto a 02 de setembro, a Universidade de União da Vitória (UNIUV) promoveu a IV Semana Acadêmica de Educação Física, com cursos, fóruns e atividades culturais que mobilizaram acadêmicos, professores e Profissionais de Educação Física. Na ocasião, foram debatidos a formação profissional, o campo de atuação e as novas tendências da profissão.

Em Campo Grande (MS), os eventos contaram com a participação de Profissionais e Acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP), Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Faculdades Integradas de Fátima do Sul (Fafisul), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran)

APOIO DA MÍDIA ENGRANDECE COMEMORAÇÕES

A Rede Globo, no Jornal Nacional, o mais assistido programa jornalístico do país, e no Globo Esporte, ambos exibidos no sábado, apresentou suas homenagens ao Dia do Profissional de Educação Física (leia na página 12).

Na transmissão do Campeonato Brasileiro, nesta mesma emissora, os telespectadores puderam ver a tradicional faixa em alusão à data comemorativa e ao Movimento Consciente é com a gente que foi estendida nos jogos Grêmio x Botafogo e Internacional x Fluminense.

Em Santa Catarina, a Educação Física também ocupou papel de destaque na mídia. Além da campanha desenvolvida pelo CREF da região, durante 15 dias, foram veiculados espontaneamente, na rádio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Joaçaba, spots destacando a importância do. Profissional, além de um programa especialmente voltado para a categoria. No dia 1º de setembro, às 10 horas da manhã, foi apresentada uma entrevista ao vivo na rádio Catarinense.

Na cidade de São Paulo, o CREF4/SP iniciou em agosto campanha publicitária no metrô. Composta de seis cartazes, a campanha abordou temas como obesidade, terceira idade, Dia do Profissional, saúde, ginástica laboral e personal trainer. Os cartazes foram afixados na parte interna dos vagões.

Nos estados da Bahia e de Sergipe, várias inserções da campanha comemorativa foram feitas nas rádios Itaparica, FM Líder, Rádio Barreiras, FM Conquista, Band FM, Transamérica, Cidade FM, Cidade AM e 96 FM.

A campanha nacional deflagrada pelo Sistema CONFEF/CREFs, com inserções nacionais na Rede Globo e em revistas como Veja, Época e Isto É, ratificava o compromisso ético com a transmissão de valores positivos por meio da prática do esporte, das atividades física e de lazer, sempre orientadas por profissional habilitado. O retorno deste trabalho foi bastante positivo. A representação da marca do CONFEF formada por uma multidão de pessoas foi o marco principal da campanha.

Avalie esta matéria:
O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2012