CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Terça-feira, 25 de julho de 2017
Fale conosco
REVISTA E.F. Nº 15 - MARÇO DE 2005
Baixar Versão em PDF

III Seminário de Ética

O III Seminário de Ética, organizado pelo Sistema CONFEF/ CREFs e coordenado pelo Prof. João Batista Andreotti Gomes Tojal, foi um grande sucesso e ocorreu paralelamente ao 20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2005, realizado em Foz do Iguaçu. Foram 201 inscritos, enquanto outros 63 ficaram numa lista de espera. A freqüência média nas palestras e debates realizados ficou em torno de 150 pessoas. Participaram do evento Profissionais de Educação Física de todo o Mercosul, Dirigentes (diretores/coordenadores) de Cursos de Graduação em Educação Física Bacharelado e Licenciatura, pesquisadores, estudantes de Educação Física, Conselheiros do Sistema CONFEF/CREFs, entre outros.

Entre os participantes de destaque podemos destacar: Prof. Dr. João Francisco Régis de Moraes, Filósofo da UNICAMP; Prof. Dr. Jung Mo Sung, Professor e autor de livros sobre Ética UMESP/SP; Prof. Dr. José Geraldo de Freitas Drumond, Presidente da FAPE-MIG e Presidente da Comissão de Ética do CFM; Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Presidente da Comissão de Ética da UEL/PR; Prof. Dr. Roberto Romano da Silva, Filósofo da UNICAMP; Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Neto, Docente e Ex-Diretor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Portugal; Prof. Dr. Jim Parry, Universidade de LEEDS Inglaterra; Prof. Dr. Eduardo Henrique De Rose, Presidente da Comissão de Dopping do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Presidente da WADA; Profª Jeane Arlete Marques Cazelato e Prof. Cláudio Augusto Boschi, Presidentes dos CREFs da 2ª e 6ª regiões respectivamente e Prof. Juarez Muller Dias, Presidente da Comissão de Ética do CREF3/SC.

O Prof. Tojal explicou que o tema principal para todas as edições dos Seminários de Ética vem sendo sempre a importância e in-dispensabilidade dos conhecimentos e do procedimento pautados na ética, independente de que profissão seja. ¨O ponto mais abordado, discutido e interessante, sempre foi o conceito e processo de utilização da Ética, afirmou.

É preciso destacar que nas diferentes edições do Seminário de Ética, os temas abordados foram específicos. No primeiro evento, realizado em 2000, no Rio de Janeiro, o tema principal foi Ética e o Código de Ética do Profissional de Educação Física, contando com um público de 30 pessoas, entre Conselheiros e Profissionais de Educação Física e interessados. Na segunda edição do Seminário, em Foz do Iguaçu (PR), em 2003, o tema principal foi Ética Profissional em Educação Física e resultou na publicação de um livro que contou com a participação de 120 interessados. Agora, em 2005, novamente em Foz do Iguaçu, o tema foi Ética e Bioética na Formação e Intervenção do Profissional de Educação Física.

PASSO-A-PASSO, A ÉTICA GANHA ESPAÇO NA FORMAÇÃO

O crescimento do número de participantes demonstra o crescente compromisso ético da categoria. Podemos afirmar que os objetivos de cada etapa vêm sendo alcançados e superados a cada edição do evento. No primeiro, conseguiu-se discutir, organizar e operacionalizar todo o processo de elaboração do Código de Ética do Profissional de Educação Física. Na segunda edição o objetivo era trabalhar o conhecimento sobre a temática ética com a contribuição de profissionais conferencistas da área ou que atuam próximo a ela, ou mesmo na formação de profissionais nessa área, visando organizar o conhecimento e elaborar material instrutivo que pudesse apoiar a missão dos Cursos de Graduação no desenvolvimento desse conhecimento em seus programas. Isto foi conseguido através da organização, publicação e distribuição do livro Ética Profissional em Educação Física, doado pelo Sistema CON-FEF/CREFs às bibliotecas de todos os Cursos de Graduação existentes no Brasil, em 2004.

Avalie esta matéria:
O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016