Domingo, 26 de outubro de 2014
Fale conosco
REVISTA E.F. Nº 04 - SETEMBRO DE 2002
Baixar Versão em PDFEnviar matéria por E-mail

1º de Setembro - Dia Nacional do Profissional de Educação Física

Em todo o país, o 1º de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física - foi comemorado com diversas atividades promovidas pelos Conselhos Regionais. De Norte a Sul os CREFs mobilizaram milhares de profissionais, estudantes, entusiastas e autoridades, a partir de eventos realizados por sua iniciativa ou em parceria com os governos, provando mais uma vez o interesse que despertam a teoria e a prática da Educação Física, em suas mais diversas modalidades.

No sábado, dia 31 de Agosto, a população da cidade de Macaé, no litoral Norte Fluminense, tomou parte da segunda edição do Agita Macaé, evento de esporte, lazer, educação e saúde que tem como principal objetivo estimulara população à prática de atividades físicas e de incentivar e orientar à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Embalado pelo sucesso do 1º Agita Macaé, realizado em Abril, no Dia Mundial da Saúde, o Agita Macaé II celebrou o Dia do Profissional de Educação Física e do Nutricionista, Profissões consideradas pelo Secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, de fundamental importância para o bem estar da população.

Fruto de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o CREF l/RJ-ES, o Agita Macaé II foi realizado nas dependências do SESI e contou com uma vasta programação de atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, hidroginástica com a participação de profissionais de renome no cenário nacional, apresentações de escolas e academias da região, palestras, posto de avaliação e orientação para o exercício físico e nutrição. Tudo com a participação das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Comunicação Social, da Macaetur e coordenado pela equipe do CREF l/RJ-ES e da Secretaria de Saúde.

A Assembléia Legislativa de São Paulo, por intermédio do Deputado Estadual Marquinho Tortorello, registrou congratulações pela passagem do Dia dos Profissionais de Educação Física. Na sua justificativa, o Deputado Tortorello afirma que para proporcionar um instrumental necessário para a aquisição de uma cultura corporal, não somente do ponto de vista biológico e da aptidão física, mas também pelo relacionamento com o âmbito lúdico da existência, existe apenas e unicamente um profissional capacitado: o Profissional de Educação Física, que ainda tem a prerrogativa de também ser um profissional da Saúde.

O CREF6/MG, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, promoveu uma campanha publicitária na primeira quinzena do mês de Setembro.

Segundo o seu Presidente, Prof. Cláudio Boschi, o objetivo da campanha foi valorizar o Profissional de Educação Física junto à sociedade.

O mote dos anúncios era 1o de Setembro. Dia do Profissional de Educação Física. Exercício do Dia: bater palmas. Foram veiculados 61 outdoors em toda Minas Gerais. Para isso, o CREF6/MG contou com o apoio de alguns parceiros. Várias academias e faculdades se responsabilizaram pela a veiculação. O Conselho, por sua vez, arcou com os custos de criação e produção das peças. Também foram produzidos 500 cartazetes, distribuídos em faculdades de Educação Física e academias de todo o Estado.

Ainda comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, entre os dias 30 de Agosto e 7 de Setembro, o CREF6/MG promoveu a entrega de Cédulas de Identidade Profissional e uma série de palestras para seus registrados. Durante este período, o Presidente, acompanhado de Conselheiros Regionais, e através das Seccionais, percorreu 16 cidades mineiras (Araguari, Belo Horizonte, Frutal, Ipatinga, Itajubá, Iturama, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Três Corações, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa). Foi uma semana cansativa, mas valeu todo nosso esforço. É sempre bom perceber que o CREF6/MG vem crescendo e recebendo apoio de toda a classe. Essa visita ao interior serviu para consolidar ainda mais essa percepção, concluiu o Presidente Boschi.

Em Santa Catarina, na cidade de Joinville, as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física ficaram por conta do projeto SESC Corpo & Ação, que visa fortalecer a potência da atividade física como meio de melhorar a qualidade de vida da população. As atividades foram desenvolvidas nas dependências da UNIVILLE, inclusive a caminhada, que contou com centenas de pessoas no pátio externo da Universidade.

A programação incluiu apresentações de Artes Marciais, ginástica e esportes radicais, mostra de equipamentos e materiais de ginástica, distribuição de material informativo com dicas sobre saúde e uma feira de material esportivo.

Entre as atividades mais concorridas a que mais chamou a atenção foi a gincana, que mobilizou centenas de pessoas presentes. O CREF3/SC foi uma das entidades que coordenou o evento.

No Rio Grande do Sul, as comemorações ficaram por conta de uma vasta atividade voltada para os Profissionais de Educação Física. O Prof. Dr. Elio Caravetta fez palestra com o tema O Profissional de Educação Física na Gerência de Desenvolvimento Técnico no Desporto. O Conselheiro do CONFEF, Prof. Dr.João BatistaTojal, discorreu sobre as novas Diretrizes Curriculares na área.

Preocupados com os desafios do mercado de trabalho, os inscritos no CREF2/RS ouviram com atenção a palestra do Prof. Nelson Bittencourt, do CREFI/RJ-ES. No final do dia, todos os participantes do evento promovido pelo CREF2/ RS puderam relaxar com um concorrido coquetel e a entrega do Prêmio Movimento aos profissionais que se destacaram este ano na área da Educação Física.

Os estados da Região Norte do país também contaram com inúmeras atividades em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. O CREFIO/PB-RN organizou encontro com os profissionais de Manaus, atividades recreativas com a população, palestras e apresentações no Curso de Educação Física da ULBRA.

No Acre, o destaque ficou por conta de um curso de atualização em 16 modalidades esportivas para os Profissionais de Educação Física, que contou com as presenças de Ary Graça (Presidente da CBV), Radamés Latari (técnico de voleibol), Ricardo Prado (natação), entre outros convidados.

Em Roraima e no Pará, centenas de profissionais e seus familiares participaram de atividades festivas para comemorar o Io de Setembro.

No Mato Grosso do Sul nossos colegas aproveitaram a data e a proximidade das eleições para ouvir dos candidatos ao governo do estado suas metas para a Educação Física, o esporte e o lazer, no Auditório da UCDB.

A programação em Goiânia foi diversificada, envolvendo estudantes e autoridades numa semana de palestras e atividades de lazer. O grande homenageado foi o Mestre Bimba, primeiro capoeirista da região a ser inscrito no Sistema.

No Distrito Federal, os Profissionais de Educação Física participaram de uma semana de atividades, da qual constaram palestras, workshops, apresentações de Artes Marciais e da Caminhada do Dia do Profissional de Educação Física.

No dia 27 de Agosto, o Prof. Fausto Arantes Porto, autor do livro Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado, proferiu palestra sobre o trabalho do Personal Training. Já o Prof. Córdova, Doutorando em Ciência da Saúde da UnB e Coordenador do Curso de Educação Física da UNIP/DF, tratou da influência do desenvolvimento motor sobre o nível de inteligência. Socorros em atividades físicas foi o tema da palestra dos Profs. Alexandre Fachetti Moulin e Ezio Teobaldo da Silveira. Os Profs. Mara Souza, Alessandro Imbellone e Rodrigo Branco abordaram o tema Escalada esportiva ao alcance de todos. No dia 31 de Agosto, foi realizado o curso Relaxamento e seus benefícios para mente e corpo, com o Prof. Emil Lemos Gonçalves, consultor em Qualidade e Relações Humanas.

As atividades da Semana foram encerradas no dia 1º de Setembro com apresentações de Capoeira, Karatê e Kobudô e a concorrida Caminhada, no Parque da Cidade.

Nem o calor costumeiro de Fortaleza afastou os cearenses das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física. A programação começou logo cedo, com uma Caminhada na Beira Mar, que reuniu centenas de pessoas na Praia do Ideal. Na chegada, os participantes da caminhada foram recepcionados com um café da manhã. A partir do meio-dia, houve churrasco, acompanhado de um tradicional forró Pé-de-Serra, na sede do CREF5/CE, com direito a sorteio de livros e um bingo que premiou os ganhadores com duas bicicletas.

Mas a programação não se restringiu ao dia Io de Setembro. Durante toda a semana o CREF5/CE, em parceria com a Associação dos Dirigentes das Escolas de Educação Física do Ceará - ADIESEF, ofereceu serviços de avaliação física, aferição de pressão arterial e orientações sobre atividade física à população de Fortaleza.

O CREF5/PE também promoveu diversas atividades, em parceria com outras entidades públicas e privadas. Foram realizadas aulas de Ginástica e Hidroginástica, Roda de Capoeira, Oficinas de cunho social, envolvendo os Profissionais de Educação Física e a comunidade.

Outras tantas atividades marcaram o Dia do Profissional de Educação Física em todo o Brasil, em 1º de Setembro. Uma lembrança do que foi a maior conquista de nossa categoria, a sua Regulamentação Profissional. O Sistema CONFEF/ CREFs se orgulha de poder contar com a força e o apoio de mais de 70 mil inscritos em todo o país e dedica a todos os Profissionais as comemorações do seu dia.

Avalie esta matéria:
O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição Comunicação Utilidades