Sexta-feira, 24 de março de 2017
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Clipping

Está a fim de correr para perder peso? Calce o tênis e confira estas dicas 

Exercício de fácil execução, sem custos altos e que pode ser realizado em qualquer lugar, a corrida costuma ser a porta de entrada no mundo dos esportes para muita gente que deseja perder peso. Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The Journal of Sports Medicine, indica que aliar corridas diárias de pelo menos 45 minutos a dietas saudáveis pode diminuir mais de 4 kg por mês. Mas será que a corrida é o exercício ideal para pessoas obesas ou acima do peso?

Corredores com quilos extras necessitam de uma série de cuidados, o que não quer dizer que não estão aptos para as atividades físicas. Como o peso interfere diretamente no impacto do exercício sobre o corpo, nem sempre o efeito da corrida é absorvido da maneira adequada pelos músculos das pernas e pelos glúteos, sobrecarregando os joelhos.

Em algumas pessoas com volume abdominal maior que o comum, a coluna passa a ser alvo de preocupação. O acúmulo de gordura na barriga traz o encurtamento dos músculos das costas, principalmente na região lombar, causando dor durante ou depois a corrida. Se a exigência física for muito grande, até o sistema cardíaco é atingido.

Para evitar lesões ortopédicas, sustos cardíacos e não migrar das pistas para as salas de fisioterapia, é importante que as pessoas acima do peso consultem um médico, um nutricionista e um educador físico [o termo correto é Profissional de Educação Física] antes de correr. Um treino inadequado é capaz de machucar mais do que o excesso de gordura.

O Ativo.com conversou com Eden Carlos [CREF 044440-G/SP], melhor profissional do ano de 2015 segundo a Sociedade Brasileira de Personal Trainers e especialista em redução de peso, para trazer quatro dicas para quem quer correr sem comprometer o corpo.

Invista no fortalecimento muscular
“Antes de partir para a corrida, o fortalecimento muscular é o mais importante. Apesar de a corrida ser barata, não é adequado simplesmente sair correndo sem orientação. O corpo precisa estar preparado para a atividade. Aposte em exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas e da região do CORE (músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela sustentação do tronco e a postura). O fortalecimento muscular deve estar presente para qualquer tipo de esporte, principalmente na corrida, que tem movimentos repetitivos.”

Cuidado com o excesso: mescle a corrida com outros exercícios
“Tudo em excesso faz mal. É importante dar equilíbrio à vida. Atividade física é importante para o corpo, mas o excesso em uma mesma modalidade não faz bem. Além do fortalecimento muscular, recomendo mesclar a corrida com natação, ciclismo e tênis, por exemplo.”

A esteira pode ser uma boa opção inicial para preservar as articulações
“A esteira absorve mais impacto do que correr na rua, no asfalto, mas ambos têm pontos positivos e negativos. Entre correr na rua e na esteira, a principal vantagem da esteira está em poder controlar a intensidade da corrida, mantendo um ritmo. Além da maior absorção de impacto, existe a possibilidade de correr em um ambiente climatizado, o que gera um desgaste menor, ajudando quem está acima do peso e ainda procura aprimorar a condição física.”

Busque o histórico do educador físico [o termo correto é Profissional de Educação Física]
“Um educador físico [o termo correto é Profissional de Educação Física] pode ser legal e viver com a turma cheia, mas será que este profissional tem experiência e conhecimento para trabalhar com o que está se propondo a vender? A dica principal é buscar o histórico do profissional, sua formação, as pessoas com quem já trabalhou e os resultados conquistados. Quando quiser saber o histórico de um profissional, procurem pessoas que pararam de treinar com ele. O depoimento real estará com aquele que parou. Perguntando para quem ainda treina com um educador físico, você só encontrará elogios, não um depoimento embasado.”

Fonte:  ESPN

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