Treinamento Funcional Intervenção do Profissional de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Revista Educação Física

Treinamento Funcional Intervenção do Profissional de Educação Física

Treinamento Funcional Intervenção do Profissional de Educação Física

PROFISSIONAIS DE ÁREAS DISTINTAS A DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM A MODALIDADE ESTÃO IRREGULARES E DEVEM SER DENUNCIADOS AOS CONSELHOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Febre nas academias e estúdios de ginástica de todo o país, o treinamento funcional reúne, basicamente, exercícios que repetem movimentos do cotidiano, como agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar e girar. Situações estas que requerem, por vezes, o emprego de movimentos e gestos motores que se utilizam de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Por esse motivo, os exercícios funcionais visam promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.

Através da prática, o indivíduo desenvolve a força muscular, o equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Diferente da musculação, na modalidade o usuário evita os movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Para a prática podem ser utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.

Quem pode ministrar a atividade - De acordo com a Lei Federal 9696/1998, compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares, entre outros. Tendo em vista que o treinamento funcional é um treinamento especializado, em obediência à lei, a orientação da modalidade cabe ao Profissional de Educação Física.

Dessa forma, o CONFEF entende que qualquer iniciativa de intervenção de outros profissionais no campo da Educação Física, fere frontalmente o arcabouço legal em vigor, além de desrespeitar as competências específicas das profissões regulamentadas.

Denuncie - O CONFEF, cumprindo a sua missão de resguardar as competências do Profissional de Educação Física e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, solicita que qualquer prática que esteja sendo realizada em desacordo com esta orientação seja denunciada ao Sistema CONFEF/CREFs.