CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Esporte e Educação Física transformando vidas é tema de evento no DF 27/09/2018

Na última semana, o Museu Nacional recebeu um evento do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (IDECACE). A OSCIP atua há 17 anos no atendimento de crianças e jovens, gerindo programas sociais, espaços esportivos para inclusão, realizando a iniciação esportiva, e a qualificação de professores e atendimento à população.

O CREF7/DF apoia a instituição devido a relevância do projeto para os profissionais e para a sociedade. Segundo o presidente do CREF, Patrick Novaes Aguiar [CREF 003132-G/DF], "o Profissional de Educação Física está no centro de tudo que a gente faz, e o projeto fortalece a imagem do professor, abrindo campos de trabalho em prol de uma sociedade melhor". Em seu discurso, na abertura do evento, Patrick reafirmou o comprometimento do Conselho com o projeto, tanto pelo diferencial no tratamento com os Profissionais, como também pela quantidade de pessoas que são atendidas nas Vilas Olímpicas gerenciadas pelo IDECACE". 

O ex-atleta e saltador triplo Jadel Gregório contou o início de sua história: "era um jovem sem esperanças e sem oportunidades e encontrei no salto um caminho para me estabelecer" relata. Jadel, com emoção na fala, disse que passou antes por outros esportes, mas por ser pobre, não tinha dinheiro para comprar roupas e calçados que o ajudassem a realizar a prática. Além disso, usava roupas que não transmitiam uma boa apresentação pessoal.

O secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, comentou sobre o programa Esporte em Movimento. Segundo o Secretário, há um esforço para o replanejamento do projeto para que ele seja mais sólido e não fique vulnerável às mudanças políticas “Sei que existem muitos profissionais de Educação Física angustiados porque não foram chamados, mas é preciso que esse replanejamento seja feito e que essa inserção seja consistente e com segurança jurídica”. Júlio também reafirmou sua opinião de que os alunos devem ter o direito de escolher o que querem cursar, mas reconheceu a importância da Educação Física no desenvolvimento dos alunos.

A deputada Telma Rufino entrou na sequência e fechou os discursos de abertura com um contraponto à fala do Secretário. "O que seria das crianças e adolescentes sem os professores de Educação Física?" Segundo a Deputada, o reconhecimento e a importância dos profissionais devem ser evidenciados nas políticas e ações do governo: “é preciso sim investir no esporte e na cultura para tirar as pessoas da rua e dar oportunidades”.

Autor: Comunicação - Confef