CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Com tema “Primeiros Socorros”, CREF4/SP promove primeira palestra do Ciclo do Conhecimento 2018 06/02/2018

O CREF4/SP promoveu, no dia 20/01, a primeira palestra do Ciclo do Conhecimento 2018, projeto organizado pela Comissão Especial de Eventos da entidade com o objetivo de criar um programa permanente de atividades para os Profissionais de Educação Física.

A primeira palestra teve como tema “Primeiros Socorros” e foi ministrada pelo Prof. Ms. Ednei Fernando dos Santos [CREF 052883-G/SP]. Os profissionais participaram ativamente da palestra, com perguntas e comentários. Além da parte teórica, na qual foram apresentados, entre outros tópicos, os aspectos legais aos quais os Profissionais de Educação Física devem estar atentos, o palestrante realizou uma parte prática, com participação voluntária de presentes na execução de algumas manobras, após explicações teóricas.

O objetivo foi esclarecer sobre a atuação do Profissional de Educação Física, suas responsabilidades; lesões traumáticas e clínicas; primeiros auxílios; pequenos acidentes; como evitar o agravamento das lesões e manter as funções vitais; técnicas adequadas e protocolos estabelecidos.

Ao término da palestra, foi unânime o interesse de que fosse criado o módulo 2 para que todos possam continuar os estudos sobre o tema.

O palestrante é mestre em Reabilitação do Equilíbrio Corporal. Professor universitário; docente pelo Laboratório de Resgate e Emergências Médicas da Escola Superior de Bombeiros (ESB) e instrutor de Atendimento Pré-hospitalar e Desfibrilador Externo Automático (DEA). E, ainda, é autor de livro sobre o tema.

 

Autor: Comunicação - Confef