CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Com parcerias, CREF20/SE lança campanha contra uso de anabolizantes 05/10/2017

Com o tema “Diga não aos anabolizantes. Evite a dor de quem te ama”, o CREF20/SE, em parceria com o Ministério Público de Sergipe, Governo Federal, Autoridade Brasileira Controle de Dopagem (ABCD), Ordem dos Advogados (OAB/SE), Universidade Tiradentes (Unit) e Governo do Estado, lançou, no dia 21/09, uma campanha contra o uso indiscriminado de anabolizantes.

A campanha visa conscientizar a população sobre os malefícios do uso dessas substâncias, com foco no sofrimento nas mães dos possíveis usuários. A divulgação será feita por meio de busdoors e panfletagens nas principais ruas da cidade, além de redes sociais e site do CREF20/SE. O presidente da entidade, Gilson Dória [CREF 000011-G/SE], destacou que a iniciativa passa para os sergipanos as principais sequelas da utilização dessas substâncias. “O alvo principal da campanha desse ano é a família, em especial as mães, que acabam também sofrendo com os efeitos causados”.

Ainda de acordo com o presidente do CREF20/SE, o uso de esteroides para o ganho de massa muscular pode levar à morte, causar efeitos colaterais irreversíveis, impotência, esterilidade, crescimento excessivo dos mamilos em homens, hipertensão, dores de cabeça, retardo precoce do crescimento, calvície, insônia, aumento do colesterol e lesões no fígado.

“Os anabolizantes esteroides são medicamentos legais e têm indicações específicas. Seu uso não é crime, porém necessita de acompanhamento médico. Conforme a legislação específica para o produto, ele pode ser comercializado somente em farmácias e drogarias com prescrição médica, em receituário controlado e constando a indicação do Código Internacional de Doenças, o CID,” explicou Dória.

Autor: Comunicação - CONFEF