Comunicação

Comunicação

Clipping

Exercícios são mais eficazes do que dieta para manter a perda de peso, diz estudo 24/05/2019

Um novo estudo do Centro Anschutz de Saúde e Bem-Estar da Universidade do Colorado revelou que, após uma perda de peso substancial, é melhor fazer exercícios físicos do que fazer dieta para manter o peso mais baixo. O estudo, publicado na edição de março da revista Obesity, foi selecionado como o artigo da Escolha do Editor.

- Este estudo aborda a difícil questão de por que tantas pessoas lutam para manter o peso por um longo período. O grupo dos que conseguem manter a perda de peso se envolve em altos níveis de atividade física para evitar a recuperação do peso, em vez de restringir cronicamente sua ingestão de energia. Esse tipo de evidência nos leva um passo à frente para esclarecer a relação entre exercício e manutenção da perda de peso - disse Danielle. Ostendorf, PhD, pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Saúde e Bem-Estar de Anschutz e autora da pesquisa.

No estudo, foram analisadas pessoas que conseguiram manter o peso após perder cerca de 15 quilos em um ano. Essas pessoas foram colocadas em comparação com dois outros grupos: pessoas que já tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) semelhante ao atual dos que perderam peso, e que mantiveram os índices; e pessoas obesas, com IMC semelhante ao anterior à perda de peso. As pessoas que foram submetidas a perda de peso tinham, antes, cerca de 95 quilos e atingiram, após o emagrecimento, cerca de 70 quilos.

- Nossas descobertas sugerem que este grupo de mantenedores de perda de peso está consumindo um número similar de calorias por dia, como os indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas parecem evitar o ganho de peso compensando isso com altos níveis de atividade física - disse Victoria Catenacci médica de controle de peso e pesquisadora que trabalhou no artigo.



Fonte: O Globo